Vencedores do World Press Photo 2015

Já foram anunciados os vencedores da edição de 2015 do prestigiado concurso World Press Photo. O grande vencedor deste ano foi o fotógrafo dinamarquês Mads Nissen do diário Politiken, representado pela Scanpix e pela Panos Pictures. Esta foi a reacção do fotógrafo ao receber o telefonema que lhe anunciou a vitória.

A fotografia que ganhou o prémio World Press Photo of the Year mostra Jon e Alex, um casal gay, durante um momento íntimo, em São Petersburgo na Rússia. A vida de lésbicas, gays, bisexuais ou trangenders (LGBT) está a tornar-se cada vez mais difícil na Rússia. Estas minorias sexuais enfrentam discriminação legal e social, assédio, e até crimes violentos, provocados pelo ódio por parte de religiosos conservadores e grupos nacionalistas.  A fotografia também ganhou o 1º prémio na categoria Contemporary Issues.

À 58ª edição do WPP concorreram 97,912 fotografias, de 5,692 fotógrafos de imprensa, fotojornalistas e fotógrafos documentais de 131 países. A exposição das fotografias vencedoras vai estar patente ao público no Museu da Electricidade em Lisboa, de 30 de Abril a 24 de Maio. A exposição vai percorrer cerca de 100 cidades em 45 países.

© Mads Nissen

© Mads Nissen

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.